sexta-feira, 2 de março de 2012

Imagens mostram ônibus passando por sinal verde antes de atingir carro



Acidente em Guarulhos deixou dois mortos e seis feridos nesta sexta.
Radar registrou momento em que carro passou no sinal vermelho.

Juliana CardilliDo G1 SP
Imagens registradas por uma câmera de monitoramento da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, na Grande São Paulo, mostram o momento em que o ônibus envolvido em um acidente que matou duas pessoas na madrugada desta sexta-feira (2) seguia pela Avenida Monteiro Lobato e cruzou a Avenida Paulo Faccini com o sinal verde. As imagens mostram apenas a passagem do ônibus – elas acabam no momento da batida. Na colisão, o coletivo atingiu um poste e afetou a rede de energia e de transmissão da câmera.
O equipamento não mostra imagens do carro, que teria ultrapassado o sinal vermelho. Segundo o secretário de Transportes de Guarulhos, Atílio Pereira, imagens registradas por um radar na Avenida Paulo Faccini, ainda não liberadas para a imprensa, mostram que o carro passou pelo sinal fechado. Quatro homens estavam no veículo de passeio. O motorista e o passageiro do banco da frente morreram; os passageiros do banco de trás foram socorridos em estado grave.
Pereira informou ainda que o carro, um Fox, estava a 63 km/h - no trecho, a velocidade máxima é de 60 km/h. "Os radares verificaram que o acidente foi às 4h11. O Fox ultrapassou o sinal o vermelho e o ônibus atingiu o Fox", disse o secretário.
Segundo ele, o semáforo não estava em amarelo piscante. "O semáforo não fica em amarelo piscante neste local. O fluxo de veículos não permite. É o acesso para a Dutra e não poderia ficar no amarelo piscante de maneira alguma. Toda a sinalização está de acordo. Há até monitoramento por radar", afirmou Pereira. "Foi uma fatalidade, foi imprudência, o que a gente chama de roleta-russa. Às vezes, os meninos passam na roleta-russa, no sinal vermelho. E foi o que aconteceu. Encontrou o ônibus".
Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), o ônibus operava a linha 250, que liga o bairro de Itapuã, em Guarulhos, à Estação Penha, do Metrô de São Paulo. Ainda de acordo com a EMTU, a viação que opera a linha, a Empresa de Ônibus Guarulhos, também informou que o carro ultrapassou o sinal vermelho.
Com a colisão, os cabos de energia e o poste atingido se partiram, deixando a região do acidente sem luz durante a manhã, afetando, inclusive, um quartel dos bombeiros próximo. Equipes da concessionária de energia trabalhavam no local.
carro guarulhos acidente (Foto: Juliana Cardilli/G1)Carro ficou destruído após colisão com ônibus (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Vítimas
Segundo a Prefeitura de Guarulhos, um homem foi levado em estado grave para o Hospital Geral da cidade. Um outro homem, também em estado grave, foi encaminhado para o Hospital Municipal de Urgências, com trauma abdominal. Ele deverá ser submetido a uma cirurgia ainda nesta manhã. Ainda neste hospital, uma vítima com ferimentos leves era socorrida.
Outras duas vítimas foram levadas para o Hospital Padre Bento com ferimentos leves e outra, também sem gravidade, estava no Hospital Carlos Chagas.
Parentes de um dos jovens que estava no carro e sobreviveu estiveram no local do acidente e contaram que os quatro eram amigos e costumavam sair juntos. Eles não quiseram dar mais detalhes sobre as vítimas.
 
tópicos:
veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário