domingo, 4 de março de 2012

Com metade da apuração completa, Putin tem 64% dos votos na Rússia



Premiê chorou celebrando com apoiadores; multidão lota praça em Moscou.
Oposição fala em fraudes; vídeo teria registrado irregularidades em posto.

Do G1, com agências internacionais
4 comentários
O primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, conseguiu 64,39% dos votos nas eleições presidenciais deste domingo (4), segundo resultado parcial da Comissão Eleitoral Central levando em conta os 50% de urnas apuradas até então. Putinchorou ao se dirigir à multidão de apoiadores que foi às ruas de Moscou para celebrar as primeiras indicações de sua vitória em primeiro turno no pleito.
"Eu prometi que podíamos vencer. Nós vencemos. Glória à Rússia", disse, com lágrimas no rosto após os primeiros resultados parciais da comissão eleitoral e de pesquisas de boca de urna.
Com lágrimas nos olhos, Vladimir Putin se dirige a multidão de apoiadores em Moscou (Foto: Denis Sinyakov/Reuters)Com lágrimas nos olhos, Vladimir Putin se dirige a multidão de apoiadores em Moscou (Foto: Denis Sinyakov/Reuters)
Resultados parciais anteriores tinham indicado primeiro 61,97% e depois 63,42% dos votos para Putin.
O líder comunista, Gennady Zyuganov, o seguia, com 17,13% dos votos, de acordo com os resultados mais recentes. Em terceiro lugar aparece o milionário Mijaíl Projorov com 6,97%, quase empatado com o populista Vladimir Jirinovski (6,71%). A participação foi 64% dos votantes.
Antes da divulgação das parciais,pesquisas de boca de urna já haviam indicado um resultado similar, com Putin se elegendo para um mandato de seis anos na Rússia. Ele já era apontado como o franco favorito.
O Centro de Pesquisa em Opinião Russo (VTsIOM) indicou que Putin teve 58,3% dos votos, o que garante sua vitória sem a necessidade de um segundo turno.
Outra pesquisa, feita pela Fundação da Opinião Pública (FOM) indicou 59,3% dos votos para o premiê e ex-presidente.
Os resultados oficiais da eleição são aguardados para segunda-feira (5).
A polícia informou em um comunicado que cerca de 110 mil pessoas se aglomeraram perto do Kremlin, em Moscou, para manifestar apoio a Vladimir Putin, pouco após as primeiras confirmações de que ele deve ser eleito.
A agência de observação eleitoral independente Golos disse que recebeu registros de prática da chamada "votação carrossel", em que ônibus levam eleitores para depositar seus votos mais de uma vez em diferentes postos. Um vídeo feito em uma sessão do Cáucaso russo teria registrado práticas irregulares.
O site da Golos recebeu mais de mil reclamações de irregularidades, incluindo de listas de votantes com validade questionável e de câmeras fora de funcionamento em postos de votação.
O presidente russo, Dmitri Medvedev, e quatro dos cinco candidatos que aspiram à presidência russa, Vladimir Putin, Vladimir Yirinovksi, Gennady Ziuganov e Mikhail Prokhorov, votaram neste domingo nas eleições presidenciais que se realizam no país.
Jirinovski, candidato pelo Partido Liberal Democrático da Rússia (PLDR), criticou as cabines de votação nas quais os eleitores recheiam suas cédulas, segundo a agência Interfax.
Multidão se reúne no centro de Moscou para manifestar apoio a Vladimir Putin neste domingo (4) (Foto: Denis Sinyakov/Reuters)Multidão se reúne no centro de Moscou para manifestar apoio a Vladimir Putin neste domingo (4) (Foto: Denis Sinyakov/Reuters)
Reclamações
O candidato comunista Guenadi Ziuganov considerou que a eleição presidencial russa deste domingo foi "um roubo", enquanto Vladimir Rijkov, um dos organizadores das manifestações opositoras de dezembro, afirmou que não pode ser considerada "legítima".
A eleição foi "um roubo, absolutamente desonesta e indigna", segundo Ziuganov.
"Não reconhecemos estas eleições", acrescentou Ziuganov, segundo declarações transmitidas pela televisão.
Para Rijkov, "estas eleições não podem ser consideradas legítimas".
12 anosEm contrapartida às acusações, Putin expressou confiança ao se dirigir ao público que lotou a praça junto ao Kremlin. "Tivemos vitória em uma batalha aberta e honesta", afirmou.
Pesquisas preliminares já apontavam que Putin podia conquistar o cargo ainda no primeiro turno, com cerca de 60% dos votos. Se confirmado, o ex-agente da KGB (polícia secreta russa) terá completado quase 12 anos de predomínio na política local.
Depois de dois mandados de quatro anos como presidente, em 2000 e 2004, Putin conseguiu eleger o atual presidente e aliado, Dimitri Medvedev –como no Brasil, a lei eleitoral não permite um terceiro mandato consecutivo. Tornou-se então primeiro-ministro, mas a percepção geral é de que continuou sendo o político mais poderoso do país.
Mulher deposita seu voto em urna levada até sua casa em Krasnodar, no sul da Rússia (Foto: Sergei Karpov/Reuters)Mulher deposita seu voto em urna levada até sua casa em Krasnodar, no sul da Rússia (Foto: Sergei Karpov/Reuters)
tópicos:

4 comentários

  • Silverio Chaves
    AGORA A GRANDE QUE GOSTA DE PATRULHAR TUDO DEVE TA MORDENDO OS LABIOS DE RAIVA...
    54 minutos atrás
  • Jose Fernandes
    o mundo respira aliviado, a gang da otan é que ñ deve ter gostado, pois putin e jun tao são os unicos que lhes impoe um freio nestes assalto de riqueza e soberania internacional, valeu vladimir vida longa a russia com putin.
    1 hora atrás
  • Miquelangelo
    Nosso sistema eleitoral com as urnas eletrônicas não estão imunes à falhas,mas pelo menos são eficientes. Me admira muito países como EUA e a própria Rússia com tanta tecnologia,em pleno século XXI usando cédulas de papel para elegerem seus governantes! O que falta ao Brasil é seriedade e honestidade! Agora se o Putin perdesse essa eleição,ele ficaria Putin mesmo!!
    2 horas atrás

Nenhum comentário:

Postar um comentário